terça-feira, 25 de abril de 2017

IF – Arte e Cultura

  Na Semana do Livro e da Biblioteca, aqui comemorada de 10 a 12 de abril, o IFTM – Campus Ituiutaba transformou-se em um verdadeiro mural, mostrando para quem quisesse ver uma diversidade em verso e prosa de autores como Shakespeare, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Sérgio Antunes de Freitas, Cecília Meireles, Camões, entre tantos outros. Havia ainda murais dedicados à língua espanhola e à mulher, onde também foram apresentados textos escritos por alunos.
  A biblioteca transformou-se em um lugar de lazer, e os alunos puderam ver que, além de um espaço para estudos, ela pode ser um aeroporto de onde se decola rumo aos mais diversos mundos: da ficção científica, do drama, do romance, do suspense... Lá se encontravam expostos alguns livros que, nas prateleiras, passavam desapercebidos dos nossos olhos. Também havia um varal literário feito pelos alunos, mostrando o ponto de vista deles em relação aos livros da biblioteca que eles leram.
  O campus também ofereceu diversas atividades para os alunos e professores, como o “Café com Letras”, uma roda de leitura sobre o conto de Luiz Vilela, “Tremor de Terra”. Esse texto foi escolhido pelo grupo do Clube de Leitura em homenagem ao escritor Luiz Vilela, que é de Ituiutaba e este ano comemora 50 anos da primeira edição de Tremor de Terra, o livro que, embora fosse a primeira publicação, já o consagrou como escritor, tornando-o internacionalmente conhecido.
  Havia também o correio elegante, brincadeira em que as pessoas podiam escolher um poema e enviar para a pessoa que quisesse galantear, elogiar ou agradar: um namorado, um amigo, um professor ...
  Além da Semana do Livro e da Biblioteca, o IF Ituiutaba também faz a Gincana Solidária, o Festival de Artes, a Semana de Ciência e Tecnologia, comemora com apresentações e discussões datas de reflexões e lutas importantes, como Consciência Negra, Dia da Mulher, Dia do Estudante, entre outros.
  E do dia 24 ao dia 27 de abril, está acontecendo a “Semana Cultural”, com o tema “Miscigenação”, promovida pelo Grêmio Estudantil.
  Não percam! De segunda a quinta, no auditório. 
Escrito por Nayane Mateus Nobre.






Créditos das fotos: Nayane Mateus Nobre e Guilherme Augusto Copati (última foto)

0 comentários:

Postar um comentário